sexta-feira, 16 de abril de 2010

Os recursos da Internet

O conceito de Internet
Ao abordarmos as novas tecnologias, temos necessariamente que nos centrar também na Internet que tem contribuído para o desenvolvimento de uma nova modalidade de formação – a formação a distância/ e-learning/ formação on-line. Possibilita uma interacção cooperativa e/ou colaborativa através de ferramentas (chat’s, fóruns, correio electrónico, videoconferência...) que permitem aos formandos e formadores/tutores "construir" e partilhar conhecimentos e experiências.

A INTERNET pedagogicamente proporciona também, aos diversos intervenientes, a possibilidade acederem a informação que apresenta não ter limites. Na formação on-line, é dada a possibilidade aos formandos de serem eles próprios os mentores do seu próprio conhecimento. Conceptualmente, Internet é a abreviatura do conceito “Internetwork System” – sistema de inter conexão de redes de comunicação. É constituída por milhares de redes de âmbito internacional e nacional, onde se comunica através de uma linguagem comum, normalmente designada de protocolo.
A internet como fonte de informação
A Internet é sem dúvida o maior centro de informação do mundo. A selecção da informação é facilitada por motores de busca, onde basta introduzir uma palavra associada à temática que pretendemos investigar para que todas as páginas que contenham a palavra que se procura fiquem disponíveis e prontas a ser consultadas.

A informação a que podemos aceder pode assumir as mais variadas formas: textos simples, extractos de bibliografias, bibliografias integrais, filmes, vídeos, sons, etc.

A Internet é uma forma de comunicação rápida, que permite o transporte de grandes quantidades de informação, de indivíduo/organização para indivíduo/organização ou de um indivíduo/organização para vários indivíduos/organizações.

Há quem compare a Internet a uma revista electrónica, para a qual colaboram milhões de pessoas. Os assuntos possuem links (hiperligações) que nos direccionam para outros, relacionados com o que estamos a explorar. É com relativa facilidade que o formador pode aceder a bancos de dados onde pode encontrar revistas e livros electrónicos, bibliotecas virtuais, documentos e publicações, fotos….

Desde que a informação o permita, podemos fazer o chamado downloading para o nosso computador, sem estarmos a violar o conceito de “copyright”. Poderá também encontrar vários tipos de software.
Correio electrónico (E-Mail)
A função do E-mail é muito semelhante à da tradicional carta. Há um remetente e um destinatário. O processo de distribuição é que difere – a informação é trocada de computador para computador. Através dos E-mail, podemos trocar a informação escrita, como se de um fax se tratasse e, podemos também, fazer transferência de todo o tipo de ficheiros.

Trata-se de um processo privilegiado de troca de informação, do qual destacamos as seguintes vantagens:
•podemos trocar informação com os formandos, em escassos minutos;
•uma mensagem enviada por este meio não requer atenção imediata, como aconteceria num telefonema. O formando pode analisar o seu conteúdo em qualquer momento já que está sempre disponível;
•enviar uma mensagem por este meio torna-se menos dispendioso, do que por qualquer outro.
Conversar com utilizadores on-line (chat)
A Internet permite sistemas de comunicação imediata, semelhantes às do telefone. A sua grande diferença reside na forma – o meio utilizado é a escrita e não a fala.

Ao serviço disponibilizado pela Internet para este efeito dá-se o nome de IRC (Internet Relay Chat). Com esta solução torna-se possível comunicarmos em simultâneo com outra pessoa. Sempre que se escrever uma mensagem, ela surge automaticamente no monitor do destinatário e vice-versa. Além da forma escrita, actualmente a rede, permite já a incursão de voz e vídeo nas mensagens.
Grupos de discussão e fóruns
A Internet é também o meio ideal para a partilha de interesses. Permite que grupos de pessoas debatam e discutam assuntos que lhes sejam comuns. Aqui o processo de comunicação não difere muito do típico E-mail. A principal diferença reside na possibilidade de envio da mensagem para mais de um receptor.

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